quanto valho (ou é por quilo?)

valor-e-prec3a7o

sabe o que sou, no rótulo?
sou mulher
padrão de beleza midiático:
alta, loira, olhos verdes, cabelos longos
longilínea

sabe o que sou, no conteúdo?
tudo que cabe nessas letras
somado a tudo que não cabe em nem uma
mais o que se acumula em 33 anos de vida
(e alguns meses)

sabe o que eu odeio?
ser julgada primeiro por esse padrão
a estética que o século 21 diz ser belo
o pedaço de carne
que a mídia quer te convencer
que vale a pena ficar
que vai te fazer gozar

mas eu não Mi resumo a isso
o rótulo não Mi cabe
o tempo não Mi comporta

e Eu odeio, simplesmente ODEIOOO
com todas as minhas forças
[e formas]
que alguém se aproxime [só] pela capa
e não pelo conteúdo

sabe aquele comportamento racista padrão:
se é negro, deve ser ladrão, inferior, menor
então, no meu caso, é o racismo reverso:
se é loira, olhos verde e sobrancelha de veludo,
deve ser boa pessoa, ter boa índole e boas maneiras

e embora me custe muito dizer isso,
MI sinto obrigada a denunciar essa hipocrisia!
eu posso ser bonitinha, mas Ordinária, Baixa, Suja,
capaz de toda forma de engano só pra atender
à sua expectativa de padrão de pessoa
“confiável” e me beneficiar disso

Eu posso ter um corpo belo, mas uma alma desprezível
e se você preza pelo mínimo de amor ao serHumano,
pare de Mi julgar pela minha capa!
quem sabe assim, você para de julgar o outro também
e comece a julgar mais a si

E vou além:
minha carne não está à venda no balcão do açougue
é preciso muito mais do que moeda ou um padrão beleza pra Mi conquistar
é preciso vontade (primeiro a minha), afeto, tempo, paciência, transparência
resistência e total capacidade de dialogar e de reconstruir desconstruindo

é preciso, principalmente, sair do lugar-comum
e parar de perguntar-imaginar: “ela deve valer muito”

(Acredite: eu valho tanto quanto um SerHumano em sua singularidade pode valer)

o valor da Mimi tem mais a ver
com o que não se vê
com aquilo que vai por dentro,
as sutilezas que me constituem
as dúvidas que me destroem
e a certeza da Incerteza

o valor nada tem a ver com a etiqueta
quando o conteúdo não cabe no rótulo

Deixe um comentário

